PTEN
IPVCOTIC
   
 
     

Formação de Formadores - Dinamizar processos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento

 
Subscrever RSS
 
 
GEED
 

Nos dias 8 e 9 de março de 2019 decorreu a Formação de Formadores - Dinamizar processos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento no  CUPAV - Centro Universitário Padre António Vieira em Lisboa (Lumiar).

 

A dinamização desta formação esteve a cargo da FGS – Fundação Gonçalo da Silveira no âmbito do projeto “Escolas Transformadoras - Contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola”, projeto co-financiado pelo Camões, IP. 

 

dinamização de processos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento (ED), seja com crianças e jovens seja com pessoas adultas, é uma área relativamente nova em Portugal. A ED representa, entre outras coisas, uma forma de refletir os formatos de aprendizagem e o papel da escola enquanto motor de transformação social.  O contexto sociopolítico nacional exige também que a escola repense o seu papel na construção de uma cidadania reflexiva, crítica, dinamizadora de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Através desta formação pretendeu-se contribuir para a capacitação de pessoas preparadas para partilhar esse conhecimento com educadores/as, professores/as, pessoal não docente, alunos/as, comunidades educativas, famílias, etc. 

 

Estiveram presentes 5 docentes de escolas de Viana do Castelo, nomeadamente a Professora Margarida Alves, docente da Escola Superior de Educação; Ana Rita Santos, docente do Agrupamento de Escolas de Monserrate; Sónia Pinheiro, docente do Agrupamento de Escolas da Abelheira; Carminda Lomba, docente do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola e Conceição Gonçalves, docente do Agrupamento de Escolas de Barroselas.

 

Para saber mais pode consultar o site https://fgs.org.pt/escolas-transformadoras/

 

Formação de Formadores - Dinamizar processos de aprendizagem em Educação para o Desenvolvimento
 Atualizado em 27.03.2019