Comenius

Programs

O Programa

O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida prevê uma acção intitulada Comenius que intervém directamente na Educação com vista a aproximar os sistemas de Ensino na Europa.

A filosofia da Acção Comenius incide particularmente em três especificidades, nomeadamente no incentivo à cooperação transnacional entre Escolas, no contributo para a melhoria da formação inicial e contínua do pessoal educativo e no desenvolvimento de redes de parcerias de Escolas e de projectos de formação do pessoal educativo.

Objectivos

A Acção Comenius, desenvolvida no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, tem como objectivo melhorar a qualidade e reforçar a dimensão Europeia no Ensino.

Através da promoção do conhecimento de línguas e do intercâmbio de culturas, pretende reduzir-se a extensão Europeia, assentando numa cooperação transnacional entre Instituições de Ensino, concedendo também aos profissionais do sector da Educação o maior enriquecimento do seu contributo enquanto Educadores.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] promove a participação dos Estudantes e recém-diplomados nesta Acção, especialmente dos alunos em formação inicial e recém-diplomados nos cursos vocacionados para as áreas do Ensino . Foi assim adoptada a medida Assistentes Comenius, para candidatos individuais.

A participação do IPVC na vertente Assistentes Comenius visa, no âmbito da sua filosofia, proporcionar aos futuros professores a possibilidade de enriquecerem os seus conhecimentos de línguas estrangeiras e de melhorarem as suas competências pedagógicas e ainda melhorar as competências linguísticas dos alunos e aumentar a sua motivação para a aprendizagem de línguas.

Período de Candidaturas

Informa-se, que o prazo limite de candidaturas é 31 de Janeiro de 2013 e que o formulário pode ser obtido directamente através destes link:

Atualizado em 24.06.2013