Europass Mobilidade

GMCI

O Europass Mobilidade é um documento que regista qualquer período de tempo organizado, passado pelo seu titular noutro país europeu (percurso europeu de aprendizagem), para efeitos de educação ou formação profissional.

Poderá tratar-se de:

• um estágio numa empresa;
  • um trimestre de estudos integrado num programa de intercâmbio;
  • uma colocação voluntária numa ONG.

O percurso europeu é monitorizado por duas organizações, estando uma sedeada no país de origem e a outra no país de acolhimento. Ambos os parceiros definem o objectivo, o conteúdo e a duração do percurso europeu de aprendizagem, sendo ainda designado um tutor no país de acolhimento. A parceria pode ser constituída por universidades, escolas, centros de formação profissional, empresas, ONG, etc.

O Europass Mobilidade destina-se a qualquer pessoa que efectue uma experiência de mobilidade num país europeu, independentemente da sua idade ou nível de instrução.

O documento Europass Mobilidade é preenchido pelas organizações associadas ao projecto de mobilidade, numa língua previamente definida com o beneficiário do Europass.

Todos os alunos que pretendam receber este documento deverão preencher na totalidade o Formulário Europass Mobilidade, incluindo os pontos IV.1 e IV.3. Este formulário deverá ser enviado para o GMCI, juntamente com uma cópia do BI ou cartão de cidadão, um mês antes da mobilidade, devidamente assinado pelo aluno.

Atualizado em 23.10.2014