Erasmus Mundus

Programs

O Programa

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo é parceiro no seu quinto projeto no âmbito da Ação 2 do Programa Erasmus Mundus. O projeto, Education Force: Driving Mobility for EU-East Europe cooperation (EFFORT), é composto por um consórcio de instituições de ensino superior no espaço da União Europeia e da Arménia, Geórgia, Azerbaijão, Ucrânia, Bielorrússia e Moldávia. É objetivo deste projeto promover oportunidades da mobilidade aos estudantes (licenciatura e mestrado), investigadores (doutoramento e pós-doutoramento) e pessoal docente e não docente.

A coordenação do projeto é da responsabilidade do Prof. Doutor Carlos Fernandes, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

O consórcio é gerido pela Alexander Technological Educational Institute of Thessaloniki (ATEI-Grécia). Informação complementar sobre o projeto está disponível no link http://erasmusmunduseffort.teithe.gr/

Para o próximo ano letivo existem vagas para a mobilidade de alunos de licenciatura e docentes. Aguarda-se a confirmação de bolsas para alunos de mestrado.

A mobilidade pode ser efetuada no 1º ou 2º semestre do ano letivo de 2014/15 por um período de 6 meses. Além do valor da bolsa − €1.000 mensais− é também incluído o bilhete de avião de ida e volta e um seguro da saúde/acidentes pessoais.

Podem candidatar-se alunos de todas as Escolas do IPVC. As áreas de estudo incluem:

Azerbaijão (Contabilidade, Gestão, Marketing, Economia e Finanças).

Arménia (Agronomia, Ciência e Tecnologia Alimentar, Design Paisagístico, Medicina Veterinária, Agronegócio, Marketing, Línguas Estrangeiras).

Geórgia (Agronomia, Horticultura, Ciência e Tecnologia Alimentar, Informática de Gestão, Informática, Contabilidade, Gestão, Marketing, Economia, Finanças, Educação, Engenharia (mecânica, eletrónica, civil, informática e ambiental), Design Paisagístico e Turismo.

Moldávia (Agronomia, Horticultura, Design Paisagístico, Contabilidade, Gestão, Marketing, Economia, Finanças, Turismo, Biotecnologia, Medicina Veterinária e Desporto.

Ucrânia (Educação, Gestão, Finanças, Informática, Design e Design Gráfico, Informática, Marketing, Gestão, Engenharia Mecânica e Turismo).

O prazo de candidatura para submeter as candidaturas é 10 de Março. Os interessados devem dirigir-se ao Gabinete de Relações Internacionais nos Serviços Centrais do IPVC. Posteriormente, a respetiva candidatura é submetida online através do site do projeto.

Coordenador Institucional do Programa

Prof. Doutor Carlos Fernandes (cfernandes@estg.ipvc.pt )

Atualizado em 14.04.2014