Subscrever RSS

GEED

O Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) integrado no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e sediado na Escola Superior de Educação desde 2000, tem como sector prioritário de intervenção a Educação, com particular incidência nos Países de Língua Oficial Portuguesa. Desenvolve, participa e apoia iniciativas de Educação para o Desenvolvimento, Cooperação para o Desenvolvimento, Docência e Investigação.

Os valores pelos quais o GEED se rege são a cidadania global, a interculturalidade, a solidariedade e a cooperação.

Os objetivos do GEED são:

1. Permitir a integração na ESE e no IPVC de temáticas ligadas à Cooperação e Educação para o Desenvolvimento;
  2. Reforçar os laços históricos e culturais com os países do Sul, permitindo o emergir de novas relações internacionais na área da Educação;
  3. Contribuir para o reforço e melhoria dos processos de cooperação e internacionalização;
  4. Apoiar as práticas pedagógicas e a mobilidade docente e discente em contexto lusófono;
  5. Promover a implementação de projetos de Voluntariado para a Cooperação numa perspetiva de Educação para o Desenvolvimento;
  6. Apoiar a implementação de projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, no âmbito do combate à pobreza, através do incentivo à educação de qualidade para todos;
  7. Contribuir para a Investigação e a Docência sobre as questões da cooperação internacional na área da educação, de acordo com as solicitações dos parceiros no contexto de desenvolvimento.

Consulte também o desdobrável do GEED.

Atualizado em 30.05.2011