PTEN
IPVCOTIC
   
 
     

ERASMUS+ ICM International Credit Mobility

 
 
 
Programs
 

Descrição do Programa

Este projeto destina-se a reforçar a cooperação entre Universidades de fora da Europa e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para promover a internacionalização do ensino superior, seu know-how, partilhando as boas práticas no ensino, aprendizagem e investigação. Este projecto criará melhores oportunidades para estudantes licenciados, mestres e professores, permitindo a perceção de novas realidades europeias de ensino e investigação.

O programa Erasmus+ ICM tem como objetivo principal  a mobilidade de estudantes e de pessoal docente de universidades parceiras de fora da Europa para o IPVC e de docentes do IPVC para países de fora da Europa. A candidatura aprovada para o IPVC abrange países de Pré-adesão à UE, como a Albânia, Sérvia, Kosovo e Bósnia. Pretende-se que estes países sejam enquadrados no sistema educativo Europeu, tendo assim acesso às boas praticas utilizadas.

Através deste Programa, é possível proporcionar aos Estudantes destes países um período de realização de estudos no IPVC de 6 meses e aos seus docentes um período de missões de ensino com a duração de 15 dias. Os docentes do IPVC poderão durante 8 dias realizar também um período de mobilidade nestas novas realidades, para enriquecimento do leque de formação, através do contacto com outras culturas e a aprendizagem de outras técnicas e competências nas áreas de especialização a que se destinam.

Parceiros

O IPVC no âmbito do Programa ERASMUS+ ICM disponibiliza as seguintes parcerias:

AGRICULTURAL UNIVERSITY OF TIRANA - Albânia
University for Business and Technology - UBT PRISTINA - República do Kosovo
UNIVERSITY OF KRAGUJEVAC, Faculty of Education in Jagodina - Sérvia
University of Tuzla - Bósnia e Herzegovina
University of Mostar - Bósnia e Herzegovina
University of Sarajevo - Bósnia e Herzegovina

 

 
 Atualizado em 21.09.2017